Ainda com base na leitura do capítulo que foi iniciado na última aula, o professor fez alguns comentários pertinentes a repeito de elementos que emergem do texto, a saber:
- que ser humano não tem raça; cavalos, cães e gatos têm raça, ser humano, não. Ser humano tem Gênero, Espécie e subespécie, a saber: Homo, Sapiens, sapiens.
- que, se ainda que errado, for necessário o uso do termo raça, estas seriam, segundo antigas denominações, tais como as de Lineu, as seguintes:
> negroides
> caucasianos
> mongoloides
- com base no exposto acima, o professor construiu o conceito de etnia.
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
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quinta-feira, 24 de maio de 2018
terça-feira, 22 de maio de 2018
Décima Oitava aula!
Nesta aula, como nas demais, através da dinâmica da Roda de Leitura, foi lido o capítulo "A Ilusão das Relações Raciais".
Deste capítulo foram retiradas as seguintes noções:
- a frase "O Brasil é inferno dos negros, purgatório dos brancos e paraíso dos mulatos e das mulatas", retirada do escrito "Cultura e Opulência no Brasil", de André João Antonil, bem como o seu significado.
- Com base nas perguntas dos alunos, o professor comentou, ainda, outra obra (em se tratando das letras (vide aulas passadas 14a e 16a aulas)), qual seja, "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo e a diferenciação entre as personagens Bertoleza e Rita Baiana.
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Décima Sétima aula!
Através da dinâmica da Roda de Leitura, prosseguimento na leitura da obra "O que faz do Brasil, Brasil?", conforme está sendo feito desde as últimas aulas.
Nesta aula, foi concluído o capítulo "A Casa, a Rua e o Trabalho".
À medida em que a obra era lida, o professor fazia os comentários pertinentes.
Nesta aula, foi concluído o capítulo "A Casa, a Rua e o Trabalho".
À medida em que a obra era lida, o professor fazia os comentários pertinentes.
terça-feira, 15 de maio de 2018
Décima Sexta aula!
Como desde o início do Ano Letivo o professor vem instigando os estudantes a (re)construírem uma resposta para a pergunta "o que nos faz brasileiros?", e, como, da obra escolhida para ser estudada ("O que faz do Brasil, Brasil?"), do antropólogo carioca Roberto da Matta, emergiu a noção das letras, ciência e artes como elementos centrais que constituem uma sociedade, o professor ministrou aula expositiva dialogada, ainda, sobre a questão das artes, especificamente, sobre os "Negros Pintores" brasileiros.
Foram citados os trabalhos de Horácio Hora (1853-1890), com o seu "Pery e Cecy", e, Benedito José de Andrade (1906-1979), com o seu "Briga de Galo", que, por sua vez, foram "citados", de certo modo, na HQ "Jeremias".
Obs.: os supramencionados pintores foram retirados da obra "CALÇA, Rafael. Jeremias: Pele. São Paulo: Panini Brasil, 2018" (ISBN: 978-426-1095-6 (capa dura)). Sugere-se que se leia sobre ela (no final da presente postagem), e, ainda ela própria, que, em seguida, segundo o professor de Matemática, Anderson Santos, estará chegando (cinco exemplares) na biblioteca da escola.
Obs.: os supramencionados pintores foram retirados da obra "CALÇA, Rafael. Jeremias: Pele. São Paulo: Panini Brasil, 2018" (ISBN: 978-426-1095-6 (capa dura)). Sugere-se que se leia sobre ela (no final da presente postagem), e, ainda ela própria, que, em seguida, segundo o professor de Matemática, Anderson Santos, estará chegando (cinco exemplares) na biblioteca da escola.
CECY e Peri. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra7038/cecy-e-peri>. Acesso em: 22 de Mai. 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Benedito José de Andrade, "Briga de Galo", OST 60 x 120 ACID/VERSO 1968. Com Moldura-no estado. Disponível em: <http://www.galaleiloes.com.br/peca.asp?ID=639969>. Acesso em: 22 de Mai. 2018.
Para ir além, ler:
quinta-feira, 10 de maio de 2018
Décima Quinta aula!
O professor passou de classe em classe conferindo quem havia e quem não havia feito o "tema de casa".
Com base no que alguns alunos colocaram em suas respostas, iniciou-se a apresentação de um dos aspectos quem fazem o Brasil ser Brasil, a saber: as letras...
O professor através de aula expositiva dialogada, explicou o que é a Academia de Letras. Falou de seus patronos, e, a respeito disso, solicitou nova pesquisa acerca do tema.
terça-feira, 8 de maio de 2018
Décima Quarta aula!
Aula em que, através da dinâmica da Roda de Leitura, professor e estudantes leram juntos a obra escolhida para este "semestre" do "Ano Letivo", a saber:
DA MATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
À medida em que a leitura era feita, o professor ia fazendo os comentários pertinentes, retirando dúvidas e aprofundando as questões.
O professor explicou, diferenciando e exemplificando, os termos tempo e temporalidade utilizados por Da Matta ainda na "introdução" do livro.
Foi explicado, também, a questão de que, segundo Da Matta, para uma sociedade ser considerada, de fato, uma sociedade, ela necessita ter, três elementos, a saber:
Foi explicado, também, a questão de que, segundo Da Matta, para uma sociedade ser considerada, de fato, uma sociedade, ela necessita ter, três elementos, a saber:
- a ciência
- as letras
- as artes
De tema de casa, foi solicitado que os alunos pesquisassem a respeito de ciência, letras e artes genuinamente brasileiras.
quinta-feira, 3 de maio de 2018
Décima Terceira aula!
Aula em que o professor fez as combinações para a montagem do "Grupo de Estudos" da turma no Whatsapp.
O professor tem feito de tudo para proporcionar espaços variados de encontro com aquilo que é estudado na escola, também fora dela. Assim, "Grupos de Estudo" em "redes sociais", tais como, a do Facebook, blog's (tal como este que é lido no momento) e "grupos" no Whatsapp estão sendo implementados pelo educador; o professor tem de (ou, ao menos, hoje em dia, pode) alcançar o estudante lá onde ele está.
Como ocorreu de a turma concordar com a ideia, o professor passou a anotar os números de telefone celular dos estudantes, bem como, de seus pais e/ ou responsáveis; é interessante também que os pais e/ ou responsáveis saibam que os estudantes dispõem de espaços nos quais podem incrementar os seus estudos em casa.
O professor tem feito de tudo para proporcionar espaços variados de encontro com aquilo que é estudado na escola, também fora dela. Assim, "Grupos de Estudo" em "redes sociais", tais como, a do Facebook, blog's (tal como este que é lido no momento) e "grupos" no Whatsapp estão sendo implementados pelo educador; o professor tem de (ou, ao menos, hoje em dia, pode) alcançar o estudante lá onde ele está.
Como ocorreu de a turma concordar com a ideia, o professor passou a anotar os números de telefone celular dos estudantes, bem como, de seus pais e/ ou responsáveis; é interessante também que os pais e/ ou responsáveis saibam que os estudantes dispõem de espaços nos quais podem incrementar os seus estudos em casa.