sexta-feira, 5 de abril de 2019

Regionalização do Brasil: introdução (7ª aula):

Dia chuvoso. Muitos alunos faltando. Nesta aula, tomando por base a leitura e a interpretação dos textos das páginas 28 e 29 de "FURQUIM JÚNIOR, Laércio. Geografia Cidadã, 7º ano. São Paulo: AJS, 2015, p. 10-19" (ver, abaixo), o professor procedeu à explicação do conceito de região, bem como, analisou os critérios por detrás da regionalização geoeconômica (1960) do Brasil.


FURQUIM JÚNIOR, Laércio. Geografia Cidadã, 7º ano. São Paulo: AJS, 2015, p. 28

FURQUIM JÚNIOR, Laércio. Geografia Cidadã, 7º ano. São Paulo: AJS, 2015, p. 29

terça-feira, 2 de abril de 2019

A República Federativa do Brasil (6ª aula)::

O professor concluiu a explicação a respeito de o que é uma República, e, em seguida, a respectiva explicação acerca de o que é uma Federação. Explicou, também, porque o nome do Brasil é Brasil.

A respeito de o que é uma República, é interessante ver o vídeo, abaixo, onde o "Procurador Federal", da Advocacia-Geral da União (AGU), explica que não devemos confundir a República (que é forma de governo) com o "regime" ser "autoritário" ou "democrático", bem como, explica que não se pode confundir a forma de governo (República) com o sistema, que pode ser presidencialista ou parlamentarista.


 Da mesma forma, no que diz respeito a uma Federação, é também interessante assistir ao vídeo gravado pela AGU, abaixo:



sexta-feira, 29 de março de 2019

A República Federativa do Brasil & "Hora da Leitura" (5ª aula)::

Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor apresentou o nome oficial do Brasil (República Federativa do Brasil), bem como, introduziu a explicação do primeiro dos três conceitos: a República.

Em seguida, houve a "hora da leitura", período em que os alunos recebem livros, e, em silêncio, perfazem a leitura dos mesmos.

terça-feira, 26 de março de 2019

Fala do prof. sobre a greve, leis ("Legislativo (também Judiciário e Executivo)"), e, "O Aniversário de Porto Alegre" (4ª aula):

Nesta aula o professor fez uma fala no sentido de explicar o porquê de os servidores municipais de Porto Alegre estarem em grave. Falou sobre a lei proposta pelo executivo da cidade, votada e aprovada pelo legislativo do município, que altera o plano de carreira dos trabalhadores da capital gaúcha.

::: N.B.1: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::

Em seguida, utilizando-se deste exemplo e deste contexto, o professor, através de aula expositiva dialogada, explicou quais as funções do "legislativo", e, também, do "judiciário" e do "executivo", remontando este entendimento a Montesquieu (1689-1750), o seu livro "O Espírito e as Leis" e ao Absolutismo, fazendo a necessária comparação entre as vantagens  e desvantagens entre os sistemas republicanos e monárquicos e como isso foi pensado e criticado pelo Iluminismo.

Foi desenhada no quadro de giz a "pirâmide social" tipica de uma nação absolutista (ver ilustração abaixo (Figura 1)) e o poder concentrado na mão de um rei que, sozinho, é o que legisla, julga  e executa (ver ilustração abaixo (Figura 2)):

Figura 1: Exemplo típico de como se estruturava uma sociedade monárquica no passado, e.g., séc. XVI.


Figura 2: ilustração que procura mostrar que, se o chefe de Estado detém as três esperas de poderes, ele, então, é um rei ("ditador", "imperador", etc.).


Concluído este assunto (::: N.B.2: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::), que certamente será retomado na sequência do ano letivo, o professor passou ao tema específico que havia sido planejado para a aula de hoje, qual seja: o do aniversário de Porto Alegre.

Assim, através de aula expositiva dialogada, foram vistos e explicados os seguintes elementos:

→ Por lei, o aniversário de Porto Alegre, é: 26 de março, sendo seu ano de "fundação", considerado o de 1772,  levando em conta a chegada de 60 casais de açorianos. Em sendo assim, neste ano, 2019, Porto Alegre estaria comemorando 247 anos

→ Porém, há um elemento histórico que pode contestar a data acima: qual seja: a a Carta de Sesmaria expedida a Jerônimo Dorneles de Menezes e Vasconcelos, a 5 de novembro de 1740.  Neste caso, Porto alegre seria mais antiga, comemorando só em novembro do presente ano (2019), seus 279 anos.

→ Existe, ainda, outra data histórica que poderia, muito bem, ser considerada como a data de aniversário da capital dos gaúchos, a saber: a que nos chega desde  que os açorianos foram chamados de Santa Catarina, onde haviam se estabelecido, para, finalmente, tomar posse das terras mais ao sul, graças tratado firmado entre Portugal e Espanha, o "Tratado de Madri". E esse ano é o de 1750. No entanto, nesta época, eclodiram as chamadas "Guerras Guaraníticas" (1753-1756), tendo estes imigrantes ficado em algum lugar de localização controvertida na península que viria a ser Porto Alegre. Em sendo assim, Porto Alegre teria 269 anos.

→ Para concluir de modo provisório, o problema com a "versão oficial", a primeira apresentada, aqui, é o de que ela nos chegas desde o ano de 1940, quando o geógrafo, professor Dr. Tupi Caldas, apresentou, no "III Congresso Sul Riograndense de História e Geografia", um trabalho, no qual anexava um mapa com o insipiente traçado das ruas de Porto Alegre. O mapa seria de autoria do engenheiro militar Alexandre José Montanha, que teria sido elaborado no ano de 1772. Ocorre que o mapa apresentado por Caldas era uma cópia e o original nunca foi encontrado.

Tendo feita esta apresentação dialogada, o professor convidou os alunos a pensarem com a pergunta "como ou quando nasce uma cidade?".

O fechamento ficou para a próxima aula.

sexta-feira, 22 de março de 2019

O Sentido do Estudar: parte 3 (3ª aula)):

Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor concluiu, como fez em anos anteriores, as reflexões sobre a importância do estudar.

De tema de casa, o professor solicitou que os estudantes "invertessem" a pergunta "o que eu quero da vida?".

terça-feira, 19 de março de 2019

O Sentido do Estudar: parte 2 (2ª aula)):

O professor retomou a primeira aula e solicitou para que cada aluno lesse seu texto para o grande grupo, para que se pudesse apreciar como ele tinha imaginado o futuro da personalidade oculta.

Feito isso, após os que "adotaram", por assim dizer, a "personalidade 1" terem lido seus textos, o professor a revelou: era Joaquim Barbosa. Isso foi feito de igual modo para as demais personalidade, 2, 3 e 4, que eram, respectivamente: Daiane dos Santos, Gisele Bündchen e Alok. 

Feito isso, iniciou-se uma conversa a respeito do estudo e do conhecimento necessários à carreira de cada uma destas personalidades, bem como, a questão do ser "bem sucedido" ou não. 

Feito isso, o professor apresentou a ideia contida no livro "Escritos sobre educação", de Nietzsche, a saber: "as pessoas deveriam estudar para elas mesmas e não para [outrem, Mercado ou Estado]..."... 

sexta-feira, 15 de março de 2019

O Sentido do Estudar: parte 1 (1ª aula)):

Nesta primeira aula o professor se apresentou, combinou como quer que os estudantes tenham seus cadernos, as formas que utilizará para avaliar, as normas de convivência e as de disciplina.

Em seguida, conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, contudo sem revelá-las.

Com base na breve apresentação, individualmente, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória da mesma. Ou seja, deveriam inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo do caminho dela, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.

O professor deu o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos e os orientou.

Os alunos concluíram a tarefa.

O restante da dinâmica será desenvolvido na próxima aula, dia 18, segunda-feira.