segunda-feira, 25 de outubro de 2021

ATIVIDADE DA 34ª SEMANA: de 25 a 29 de out.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE:





segunda-feira, 18 de outubro de 2021

ATIVIDADE DA 33ª SEMANA: de 18 a 22 de out.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE:

APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) O que os dados das pesquisas apontam, em termos socioeconômicos e demográficos, relativamente às mulheres das etnias afrodescendentes? Explique o porquê disso. 



segunda-feira, 11 de outubro de 2021

ATIVIDADE DA 32ª SEMANA: de 11 a 15 de out.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE:




APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) O que os dados das pesquisas apontam, em termos socioeconômicos e demográficos, relativamente às etnias afrodescendentes? Explique o porquê disso. 



segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ATIVIDADE DA 31ª SEMANA: de 04 a 08 de out.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE:


APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) A população brasileira foi constituída lentamente ou rapidamente? Explique.

2) Quais são os principais grupos étnicos que compuseram o povo brasileiro?

3) Segundo o texto, o que é um mulato? E um caboclo, o que é? Mameluco é a mesma coisa? E o cafuzo é o quê?

4) Explique com suas palavras o que você entende ser uma etnia.



segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ATIVIDADE DA 30ª SEMANA: de 27 de ago. a 1º de out.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE:




APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) Em termos históricos, quais as migrações internas ou inter-regionais que merecem destaque? Em que direção elas se deram? 

2) As migrações de nordestinos intensificaram-se em que décadas? Graças ai quê?  

3) Quais as causas que levaram a milhares de nordestinos a migrarem?

4) À partir da década de 1980 alguns problemas levaram os nordestinos a migrarem para outras regiões do Brasil. Que problemas foram esses e que regiões eram essas?

5) Nos dias de hoje, como se comporta a migração dos nordestinos? Como ela é? Para onde?

terça-feira, 21 de setembro de 2021

ATIVIDADE DA 29ª SEMANA: de 21 de ago. a 24 de set.:

 INSTRUÇÃO: OBSERVE ATENTAMENTE A CHARGE ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE:




segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ATIVIDADE DA 28ª SEMANA: de 13 de ago. a 17 de set.:

 INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. AO FINAL FAÇA O QUE SE PEDE:



APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) No Brasil, como é a relação entre os homens e as mulheres, no mundo do trabalho, em se tratando de trabalho remunerado?

2) O que é a chamada “dupla jornada de trabalho”?

3) Como é a relação entre homens e mulheres, no mundo do trabalho, quando o assunto é a remuneração?



quarta-feira, 8 de setembro de 2021

ATIVIDADE DA 27ª SEMANA: de 08 de ago. a 10 de set.:

 INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:

APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) Você concorda com a afirmação “O Brasil está envelhecendo na contramão”? Justifique.

2) É preciso definir políticas públicas considerando o envelhecimento da população brasileira? Por quê?

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ATIVIDADE DA 26ª SEMANA: de 30 de ago. a 03 de set.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:






APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA E OBSERVADO AS OLUSTRAÇÕES, RESPONDA:

1) No Brasil, o desemprego vem aumentando ou diminuindo? Como isso pode ser observado?

2) No Brasil, qual é a principal consequência do desemprego? 

3) Afinal de contas o que é o Setor Informal?

4) O que é o INSS e qual o seu objetivo?

5) O que é a terceirização?

6) Pesquise…: com nome semelhante ao da pergunta anterior, o que é a terciarização?

7) Os brasileiros pagam muitos ou poucos impostos? Para que servem os impostos, e, no caso do Brasil, eles são revertidos em sua função original? Explique.

8) No mundo do trabalho e em termos de Brasil, o que tem ocorrido com trabalhadores mais velhos e mais jovens? Explique.

9) Segundo o texto, o que causa a expansão do Setor Informal?



segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ATIVIDADE DA 25ª SEMANA: de 23 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO OBSERVE O QUADRO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:





APÓS TER LIDO OS TEXTOS ACIMA E OBSERVADO O QUADRO, RESPONDA:

1) O que é a PEA?

2) O que é a PEI? 

3) O que produz o Setor Primário?

4) O que produz o Setor Secundário?

5) O que produz o Setor Terciário?

6) Pesquise…: há um Setor Quaternário? O que ele produz?

7) O que a análise atenta do quadro permite-nos dizer?

8) Em nível de Brasil, qual dos Setores Econômicos e o que mais cresce? Por quê?




segunda-feira, 16 de agosto de 2021

ATIVIDADE DA 24ª SEMANA: de 16 a 20 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:



COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) Afinal de contas, por que a população brasileira cresceu tanto nas últimas décadas as taxas de mortalidade diminuíram no país?

2) Por que o texto afirma que houve uma mudança nas principais causas de morte ao longo do tempo? 

3) O índice médio da taxa de mortalidade expressa a realidade brasileira? Sim ou não? Por quê?





segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ATIVIDADE DA 23ª SEMANA: de 09 a 13 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:




COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) Como é a classificação que divide a população segundo uma estrutura etária?

2) Qual é, no Brasil, a “maioridade penal”? E com quantos anos já é possível votar em nosso país? O que você pensa a respeito disso? 

3) O que acaba acontecendo com a estrutura etária de uma nação que apresenta, após várias décadas, baixos índices de natalidade e mortalidade?

4) Quando um país pode ser considerado “jovem”?

5) Por que o texto afirma que o “Brasil tem vivido o seu processo de transição demográfica”? O que o gráfico (“Brasil: distribuição percentual da população brasileira por grupos de idade (1980-2040)”) ajuda a perceber?

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

ATIVIDADE DA 22ª SEMANA: de 02 a 06 de ago. (VOLTA DO RECESSO!):

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE: 

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) Afinal de contas, por que a população brasileira cresceu tanto nas últimas décadas as taxas de mortalidade diminuíram no país?

2) Por que o texto afirma que houve uma mudança nas principais causas de morte ao longo do tempo? 

3) O índice médio da taxa de mortalidade expressa a realidade brasileira? Sim ou não? Por quê?

domingo, 1 de agosto de 2021

FIM DO RECESSO ESCOLAR!

 Hoje, dia 02 de ago., é o último dia de recesso escolar. Amanhã, segunda-feira, dia 02 de ago., voltam as aula!



quinta-feira, 29 de julho de 2021

1º DIA DO RECESSO ESCOLAR!

 Estamos em recesso escolar, que inicia hoje, 29 de jul., e vai até dia 02 de ago..



segunda-feira, 19 de julho de 2021

ATIVIDADE DA 21ª SEMANA: de 19 a 23 de jul.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO, OBSERVE O GRÁFICO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:





COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:

1) O que está acontecendo com a Taxa de Natalidade no Brasil e por quê?

2) A queda na Taxa de Natalidade, segundo o texto, é verificada em quase todo o mundo, exceto em quais países?

3) O que o fenômeno da urbanização e a Taxa de Natalidade têm a ver? No Brasil, à partir de que década essa relação foi verificada?


segunda-feira, 12 de julho de 2021

ATIVIDADE DA 20ª SEMANA: de 12 a 16 de jul.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO, OBSERVE O GRÁFICO DO “MODELO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA”. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE: 

APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA E OBSERVE O GRÁFICO DO “MODELO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA”, RESPONDA:


1) Através de um breve texto, explique o que é a Transição Demográfica e os porquês das diferentes dinâmicas apresentadas pelo gráfico acima.


segunda-feira, 5 de julho de 2021

ATIVIDADE DA 19ª SEMANA: de 05 a 09 de jul.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO, OBSERVE MAPA E QUADRO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:





APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA, BEM COMO, OBSERVADO O MAPA E OS QUADROS, RESPONDA:

1) O que é um "Censo" ou "Recenseamento Demográfico", quem  o realiza  no Brasil e de quanto em quanto tempo ele ocorre?

2) Como é possível calcular o aumento ou a diminuição da população de um país?

3) O que é "Crescimento Natural" ou "Vegetativo"?

4) No Brasil, para fins de Censo o que é mais relevante no momento...: "crescimento vegetativo" ou "imigração"? Por quê?

5) Como cresceu a população brasileira se levarmos em conta os últimos recenseamentos? Quais são as estimativas para o futuro?

6) Segundo o texto, a população brasileira vem crescendo em ritmo lento, mediano ou rápido?

7) Observe o quadro "Evolução demográfica do Brasil". Desde 1950 até 2020, como cresceu a população brasileira? Em que recenseamento ela teve maior crescimento? Em qual ano este crescimento foi menor?

8) Como é a distribuição da população brasileira pelo território?

9) O que é "Densidade Demográfica"?

10) Que áreas do Brasil são menos povoadas? Que áreas são mais povoadas?

11) Observe o quadro "Crescimento vegetativo no Brasil". Entre 1940 e 2010, como foi este crescimento no Brasil? Em que período houve maior natalidade? Em que período houve menor? E quanto à mortalidade? Em que período houve maior mortalidade? Em que período isso menor. Quando o "crescimento natural" foi maior? Quando foi menor?

segunda-feira, 28 de junho de 2021

ATIVIDADE DA 18ª SEMANA: de 28 de jun. a 02 de jul.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO E OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES.  AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE.




APÓS TER LIDO ATENTAMENTE O TEXTO ACIMA, BEM COMO, OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES, RESPONDA:

1) Segundo o texto que importantes aspectos devem serem levados em consideração para se "medir" o desenvolvimento econômico e social de um país?

2) Conforme o texto, o que e democracia?

3) Ainda com base no texto, qual é, afinal, a base da democracia?

4) Considere alguns direitos básicos, a saber: 

a) o voto universal

b) o direito das mulheres votarem e serem votadas

c) o direito à escolarização gratuita para todos

d) a redução da jornada de trabalho

e) as melhorias nas condições de trabalho

f) as férias remuneradas

g) o pagamento de horas extras

h) a licença-maternidade ou paternidade 

i) a igualdade de todos perante a Lei

j) a livre opinião e expressão sem censuras

k) a liberdade de escolher a religião

l) a liberdade de escolher a profissão

m) a liberdade de escolher o local de moradia

n) o direito ao atendimento médico-hospitalar

o) o direito a viver em um meio ambiente sadio

p) o acesso à água tratada

q) o acesso à iluminação, à energia elétrica, bem como, à iluminação pública

r) direito à segurança 

O que você tem a escrever sobre estes direitos básicos? Qual deles você julga o(s) mais importante(s)? Estes direitos básicos sempre existiram? Explique como eles foram construídos?

5) Qual é o "documento" que assegura os direitos de um povo? Por outras palavras...: qual é a Lei Máxima de um país? Explique como isso foi construído no Brasil.

segunda-feira, 21 de junho de 2021

ATIVIDADE DA 17ª SEMANA: de 21 a 25 de jun.:

INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, OBSERVE O QUADRO E O MAPA. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:


APÓS A LEITURA DO TEXTO ACIMA, DA OBSERVAÇÃO DO QUADRO E DO MAPA, RESPONDA:

1) O que significa a sigla IDH?

2) Quais os critérios, ou ainda, os outros indicadores utilizados para compor o IDH?

3) O que o IDH aponta? Qual a sua importância? 

4) O que é o IDHM?

5) Com base no quadro, compare os Estados brasileiros de maior e menor IDHM.