quinta-feira, 26 de abril de 2018

Décima Segunda aula!

Nesta aula, os acadêmicos de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul (PUCRS), utilizaram 2/3 do período para aplicarem a sua pesquisa, que, por sua vez, visa coletar dados acerca do aprendizado dos estudantes segundos as diferentes faixas etárias e Ano-Ciclo no qual se encontram.

No termo de consentimento esclarecido, é possível se ler:

Objetivos da Pesquisa: nosso objetivo é desenvolver um teste de desempenho escolar que contribua com a comunidade escolar, professores e pais, oferecendo a caracterização de um perfil inicial de habilidades de leitura, de escrita e de aritmética. Verificaremos, ainda, Verificaremos, ainda, se há relações do desempenho escolar com o processamento de funções cognitivas, tais como atenção concentrada, linguagem oral, pensamento lógico, memória, planejamento, resolução de problemas, flexibilidade mental e controle inibitório.
Procedimentos: você responderá questionários socioculturais (questões sobre hábitos de leitura e escrita, condições gerais de saúde e nível socioeconômico). Seu(ua) filho(a) realizará algumas tarefas de lápis e papel semelhantes às da escola, com palavras números e figuras. Estas atividades serão realizadas na escola, em horário de aula a partir da concordância dos professores de que seu(ua) filho(a) não será prejudicado(a), em uma seção coletiva de aproximadamente 40 minutos. Estima-se que a maioria dos estudantes resolverá as atividades em menos tempo. A participação é voluntária. Seu filho(a) só realizará as atividades se concordar e mediante sua autorização. 

A pesquisa é orientada pelas professoras doutoras, Lilian M. Stein, Rochele P. Fonseca e Claudia H. Giacomoni, como se pode ver em foto que revela aspectos do "termo" acima citado:



No minutos finais, o professor, que viu que um ditado foi aplicado pelos supramencionados universitários, conversou com os estudantes a respeito do ato de ler e do ato de escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário