sexta-feira, 25 de novembro de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL (CONCLUSÃO) E URBANIZAÇÃO NO BRASIL (DESENVOLVIMENTO)!

Aula expositiva dialogada sobre os fenômenos da urbanização e do crescimento urbano em nível de Brasil.

Também foram vistos, de forma bem generalizante, para melhor compreensão desta tendência urbanizadora, os mesmos aspectos em termos de mundo.

Em seguida, os alunos estudaram, leitura e interpretação de texto didático, sobre o tema, especificamente em termos de Brasil, e, relacionando o mesmo à industrialização, o que pode ser revisto, ::: AQUI :::

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL (CONCLUSÃO) E URBANIZAÇÃO NO BRASIL (INTRODUÇÃO)!

O professor concluiu a aula sobre a industrialização do/ no Brasil, dando relevo aos seguintes elementos:

- Tratado de Methuen: um século após a Europa

- o financiamento dos barões do café para a industrialização do Brasil

- abolição da escravidão (o último país da América a abolir a escravidão: Brasil - os negros libertos para um nascente Mercado Consumidor.

Feito isso, o professor passou à aula expositiva dialogada sobre a Urbanização do Brasil.

Explicou as seguintes noções introdutórias:

→ a ideia de Urbano, junto aos gregos:

- urbanidade

- ócio criativo

- a Ágora

- os aparelhos urbanos

- a cidade planejada: o tabuleiro de xadrez ou formato ortogonal.

→ O Êxodo Rural:

- fenômeno negativo: periferias e vilas

- as noções de centro e periferia ontem e hoje, o caso de Porto Alegre

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL: CONCENTRAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL!

 Aula expositiva dialogada sobre a relação entre industrialização e espaço geográfico, ou seja, entre:

→ o período de concentração industrial da Região Sudeste

- a extraordinária expansão das lavouras cafeeiras

- a produção do interior do Estado de São Paulo e o Porto de Santos: região de passagem de fluxos

- a indústria que surgia: bens de consumo não duráveis

- a instalação das transnacionais após 1945 (Final da Segunda Grande Guerra) 

→ o período de desconcentração industrial:

- à partir da década de 1970 ocorre uma certa desconcentração, pois, várias filiais de transnacionais optam por ir para Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas (e sua Zona Franca), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (no Rio Grande do Sul, o caso da Volkswagen, em Guaíba ("guerra fiscal"))

- a "deseconomia de escala": quando não há mais nem onde construir novos parques industriais e/ ou os mesmos se tornam muito caros

    

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL!

 Aula expositiva dialogada sobre a industrialização no Brasil:

- São Paulo, o setor agrícola, com o café: acumulação de capitais

- substituição da mão de obra escrava pela assalariada: paralelo com os EUA: A Guerra de Secessão ("Guerra Civil" (1861-1865)): a abolição da escravidão no Brasil (1888), o último país da América a fazê-lo

- consequente crescimento do Mercado Consumidor interno

 


sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A INDÚSTRIA MODERNA E A SUA CLASSIFICAÇÃO!

O professor retomou a aula passada perguntando para a turma os principais aspectos dos conceitos de Artesanato e Manufatura

Em seguida, em uma aula praticamente dividida em três momentos, a saber:

1) passou a explicar, através de aula expositiva dialogada, as diferenças entre técnica e tecnologia, fazendo uma esquematização no quadro magnético que representava as etapas, desde o artesanato, até chegar na  Indústria Moderna. Fez isso para que, na sequência, pudesse explicar a:

2) Revolução Industrial. A respeito disso, foi visto o seguinte:

- a Revolução Industrial não foi uma revolução, mas sim, uma "revolução", pois, os donos continuaram a serem donos, enquanto os assalariados, continuaram a serem assalariados.

- Onde foi? Na Alemanha e Inglaterra

- Quando foi? Em 1750 (século XVIII)

- Como foi? Com o advento da Máquina a vapor, o trem "Maria Fumaça"

- Qual a Fonte de Energia? O carvão mineral

3) Concluindo a aula, o professor explicou como é classificada a Indústria Moderna:

- Indústria de Transformação: aquela que transforma a matéria prima em bens (nos diversos tipos de bens: ver aspecto do quadro magnético, nas fotografias, abaixo)

- Indústria Extrativa (ou Extrativista): aquela que extrai, de modo pesado, por exemplo, minério de ferro de enormes jazidas

- Indústria de Construção: a Indústria de Construção, como o nome também já indica, é aquela responsável por construir. Construir instalações de grande porte, tais como, portos, rodoviárias, estações ferroviárias, pontes e estradas. Essa indústria pode ser subdividida, em:

- Indústria de Construção Naval: fabricação de navios

- Indústria de Construção Civil: construção de prédios e casas

- Indústria de Construção Pesada: construção de grandes túneis, pontes, aeroportos e portos


Aspecto da esquematização feita pelo professor

Pontos principais da Rev. Industrial e da classificação da Industria Moderna

Continuação do principais pontos da classificação da Industria Moderna

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO BRASIL: A MANUFATURA E O ARTESANATO (RETOMADA E APROFUNDAMENTO)!

Nesta aula, de posse dos Chromebooks da escola, os alunos deveriam concluir o que haviam iniciado na aula passada, publicando suas respostas no Mural da Turma.

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO BRASIL!

Aula na qual o professor propôs a seguinte atividade de leitura e interpretação de texto: as atividades industriais no Brasil, tendo por base o texto retirado de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 6º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018", às páginas 76 a 80.

O material pode ser consultado, ::: AQUI :::.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

DESEMPREGO E SETOR INFORMAL!

Aula de leitura e interpretação de textos, gráficos e quadros. 

O professor passou 04 (quatro) perguntas no quadro de giz, que deveriam serem respondidas com base em "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 56-57".

No quadro de giz foi escrito o seguinte:

A RESPEITO DO DESEMPREGO E DO SETOR INFORMAL, RESPONDA:

1) O desemprego no Brasil está diminuindo ou aumentando? Justifique a sua resposta com dados.

2) Quais as consequências do desemprego?

3) No setor informal o que as pessoas fazem? Como elas são registradas junto ao governo?

4) Como a terceirização impacta no setor informal?

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

ATIVIDADE REMORA VÁLIDA PELO DIA 23 DE SETEMBRO!

::: AQUI :::, uma atividade remota válida pelo dia 23 de set., sexta-feira, no qual não tivemos aula presencial de Geografia em virtude do Conselho de Classe

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE NO BRASIL!

O professor ministrou aula expositiva dialogada sobre a Transição Demográfica.

Para ir além, é interessante assistir à videoaula abaixo:


Feito isso, o professor passou a explicar, com base na leitura  de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 48-49" o comportamento da Taxa de Mortalidade no Brasil.

Para fechar a aula, sozinhos, os estudantes fizeram a leitura, interpretação e extração dos principais dados contidos no texto, supracitado, que versava sobre o comportamento da Taxa de Natalidade no Brasil, o que pode ser revisitado ::: AQUI :::

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

CONCEITO DE "DENSIDADE DEMOGRÁFICA"!

Aula expositiva dialoga sobre o conceito de Densidade Demográfica.

Ainda por ocasião da Gincana, "1º Grito pela Sustentabilidade", da E.M.E.F. Porto Novo, os alunos utilizaram o último período  do dia, Geografia, 9º, das 16h05min. às 17h, para realizar as últimas tarefas/ desafios.     

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A POPULAÇÃO BRASILEIRA!

Aula expositiva dialogada, com base na leitura, de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 44-45".

O material pode ser revisitado, ::: AQUI :::.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CIDADANIA E DEMOCRACIA!

Aula expositiva dialogada sobre os conceitos de cidadania e democracia.

O professor explicou o que é ser um cidadão: aquele que sabe, conhece os seus direitos, e luta por eles, bem como, aquele que sabe, conhece os seus deveres, cumprindo-os.     

Em seguida, o professor apresentou a crítica de Milton Santos (1926-2001) à cidadania brasileira, quando o geógrafo baiano fala, que: "No Brasil não há cidadãos".

Essa forte crítica trás consigo a noção de que o brasileiro não põe em prática sua plena cidadania, cobrando direitos, ampliando-os; também não está, em inúmeras vezes, disposto a cumprir deveres.

O professor ainda explicou a respeito da Carta Magna brasileira, a Constituição federal, promulgada, 1988, no Plenário do Congresso Federal, em Brasília.

Comentou a respeito do Art. 5º do texto, onde está escrito: 

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]"

E refletiu sobre isso, trazendo alguns exemplos práticos.

Em seguida, aos alunos, foi solicitada a leitura do livro didático e resolução de questões.

O referido material pode ser revisitado, ::: AQUI :::.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

ORGANIZAÇÃO DA 1ª MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS, DA ESCOLA!

Nesta aula, os alunos participaram da organização dos tempos e espaços da "1ª Mostra Interna de Trabalhos (MIT)", da escola: colagem de cartazes, "banners", elaboração de circuito de trabalhos conforme a temática.

Em virtude disso, a turma 71 ficou atrasada em relação à turma 72. 

Então, o professor sugere fortemente que os alunos da 71 leiam, ::: AQUI :::, o que foi visto na última aula da turma 72, para se inteirarem sobre do conteúdo, e, assim, mais rapidamente alçarem o mesmo na semana seguinte. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

AVALIAÇÃO PÓS-RECESSO!

Nesta aula, nos momentos iniciais, o professor fez uma fala retomando alguns aspectos da primeira aula do Ano Letivo; aula na qual o professor fez uma fala no sentido de instigar os alunos a estudarem com amor.

Em seguida, o professor passou à avaliação das tarefas solicitadas para o período de recesso.

O resultado disso, pode ser visto, ::: AQUI :::.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

AVALIAÇÃO PARCIAL DO TRIMESTRE!

 Nesta aula, o professor procedeu a avaliação parcial do 2º trimestre, bem como, orientou os alunos a respeito das atividades a serem feitas no período de recesso.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL

O professor retomou os elementos principais do estudo da aula passada, explicando a relatividade do tamanho do PIB do Brasil frente a outros países, bem como, a relatividade desde "gigantismo" econômico.

Em seguida, o professor distribuiu folhas de papel que continham textos didáticos sobre a Distribuição de Renda, no  Brasil.

O texto pode ser revisitado, ::: AQUI :::!

O professor leu parte do texto - o início "Texto Complementar" - com os alunos, explicando, aprofundando e retirando dúvidas. O restante, da tarefa, leitura do texto, bem como, resolução das perguntas, os estudantes deverão concluir em casa e trazerem pronto para o dia 15 de jul..

sexta-feira, 10 de junho de 2022

PIB, PNB E RENDA "PER CAPITA"

Nos momentos iniciais da aula, o professor fez uma fala introduzindo os conceitos de PIB, PNB e renda per capita

Em seguida, os alunos receberam "04" ("quatro") folhas contendo textos e quadros didáticos (retirados de VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p27) relativos ao conteúdo.

O texto pode ser revistado, :::AQUI:::.

Os alunos deveriam ler e responder as perguntas nele contidas.

terça-feira, 31 de maio de 2022

SOBRE O 1º TRIMESTRE!

Prezados estudantes, 

ao longo do primeiro trimestre o professor não fez nenhuma postagem aqui... Isso será feito doravante, ao longo do 2º TRIMESTRE. Então, se algum de vocês quiser retomar o que foi visto ao longo do 1º TRIMESTRE, temos duas opções:

- acessar o mural da turma, ::: AQUI :::, clicando no "Post-It®" "Conteúdos"

- acessar o site da turma, ::: AQUI :::, e consultar a lista dos "Conteúdos Programáticos" respectivos.