REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 25 de novembro de 2022
INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL (CONCLUSÃO) E URBANIZAÇÃO NO BRASIL (DESENVOLVIMENTO)!
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL (CONCLUSÃO) E URBANIZAÇÃO NO BRASIL (INTRODUÇÃO)!
O professor concluiu a aula sobre a industrialização do/ no Brasil, dando relevo aos seguintes elementos:
- Tratado de Methuen: um século após a Europa
- o financiamento dos barões do café para a industrialização do Brasil
- abolição da escravidão (o último país da América a abolir a escravidão: Brasil - os negros libertos para um nascente Mercado Consumidor.
Feito isso, o professor passou à aula expositiva dialogada sobre a Urbanização do Brasil.
Explicou as seguintes noções introdutórias:
→ a ideia de Urbano, junto aos gregos:
- urbanidade
- ócio criativo
- a Ágora
- os aparelhos urbanos
- a cidade planejada: o tabuleiro de xadrez ou formato ortogonal.
→ O Êxodo Rural:
- fenômeno negativo: periferias e vilas
- as noções de centro e periferia ontem e hoje, o caso de Porto Alegre
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL: CONCENTRAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL!
Aula expositiva dialogada sobre a relação entre industrialização e espaço geográfico, ou seja, entre:
→ o período de concentração industrial da Região Sudeste
- a extraordinária expansão das lavouras cafeeiras
- a produção do interior do Estado de São Paulo e o Porto de Santos: região de passagem de fluxos
- a indústria que surgia: bens de consumo não duráveis
- a instalação das transnacionais após 1945 (Final da Segunda Grande Guerra)
→ o período de desconcentração industrial:
- à partir da década de 1970 ocorre uma certa desconcentração, pois, várias filiais de transnacionais optam por ir para Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas (e sua Zona Franca), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (no Rio Grande do Sul, o caso da Volkswagen, em Guaíba ("guerra fiscal"))
- a "deseconomia de escala": quando não há mais nem onde construir novos parques industriais e/ ou os mesmos se tornam muito caros
-
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL!
Aula expositiva dialogada sobre a industrialização no Brasil:
- São Paulo, o setor agrícola, com o café: acumulação de capitais
- substituição da mão de obra escrava pela assalariada: paralelo com os EUA: A Guerra de Secessão ("Guerra Civil" (1861-1865)): a abolição da escravidão no Brasil (1888), o último país da América a fazê-lo
- consequente crescimento do Mercado Consumidor interno
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
A INDÚSTRIA MODERNA E A SUA CLASSIFICAÇÃO!
O professor retomou a aula passada perguntando para a turma os principais aspectos dos conceitos de Artesanato e Manufatura.
Em seguida, em uma aula praticamente dividida em três momentos, a saber:
1) passou a explicar, através de aula expositiva dialogada, as diferenças entre técnica e tecnologia, fazendo uma esquematização no quadro magnético que representava as etapas, desde o artesanato, até chegar na Indústria Moderna. Fez isso para que, na sequência, pudesse explicar a:
2) Revolução Industrial. A respeito disso, foi visto o seguinte:
- a Revolução Industrial não foi uma revolução, mas sim, uma "revolução", pois, os donos continuaram a serem donos, enquanto os assalariados, continuaram a serem assalariados.
- Onde foi? Na Alemanha e Inglaterra
- Quando foi? Em 1750 (século XVIII)
- Como foi? Com o advento da Máquina a vapor, o trem "Maria Fumaça"
- Qual a Fonte de Energia? O carvão mineral
3) Concluindo a aula, o professor explicou como é classificada a Indústria Moderna:
- Indústria de Transformação: aquela que transforma a matéria prima em bens (nos diversos tipos de bens: ver aspecto do quadro magnético, nas fotografias, abaixo)
- Indústria Extrativa (ou Extrativista): aquela que extrai, de modo pesado, por exemplo, minério de ferro de enormes jazidas
- Indústria de Construção: a Indústria de Construção, como o nome também já indica, é aquela responsável por construir. Construir instalações de grande porte, tais como, portos, rodoviárias, estações ferroviárias, pontes e estradas. Essa indústria pode ser subdividida, em:
- Indústria de Construção Naval: fabricação de navios
- Indústria de Construção Civil: construção de prédios e casas
- Indústria de Construção Pesada: construção de grandes túneis, pontes, aeroportos e portos
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO BRASIL: A MANUFATURA E O ARTESANATO (RETOMADA E APROFUNDAMENTO)!
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO BRASIL!
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
DESEMPREGO E SETOR INFORMAL!
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
ATIVIDADE REMORA VÁLIDA PELO DIA 23 DE SETEMBRO!
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE NO BRASIL!
O professor ministrou aula expositiva dialogada sobre a Transição Demográfica.
Para ir além, é interessante assistir à videoaula abaixo:
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
CONCEITO DE "DENSIDADE DEMOGRÁFICA"!
Aula expositiva dialoga sobre o conceito de Densidade Demográfica.
Ainda por ocasião da Gincana, "1º Grito pela Sustentabilidade", da E.M.E.F. Porto Novo, os alunos utilizaram o último período do dia, Geografia, 9º, das 16h05min. às 17h, para realizar as últimas tarefas/ desafios.
sexta-feira, 2 de setembro de 2022
A POPULAÇÃO BRASILEIRA!
Aula expositiva dialogada, com base na leitura, de "VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 44-45".
O material pode ser revisitado, ::: AQUI :::.
sexta-feira, 19 de agosto de 2022
CIDADANIA E DEMOCRACIA!
Aula expositiva dialogada sobre os conceitos de cidadania e democracia.
O professor explicou o que é ser um cidadão: aquele que sabe, conhece os seus direitos, e luta por eles, bem como, aquele que sabe, conhece os seus deveres, cumprindo-os.
Em seguida, o professor apresentou a crítica de Milton Santos (1926-2001) à cidadania brasileira, quando o geógrafo baiano fala, que: "No Brasil não há cidadãos".
Essa forte crítica trás consigo a noção de que o brasileiro não põe em prática sua plena cidadania, cobrando direitos, ampliando-os; também não está, em inúmeras vezes, disposto a cumprir deveres.
O professor ainda explicou a respeito da Carta Magna brasileira, a Constituição federal, promulgada, 1988, no Plenário do Congresso Federal, em Brasília.
Comentou a respeito do Art. 5º do texto, onde está escrito:
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]"
E refletiu sobre isso, trazendo alguns exemplos práticos.
Em seguida, aos alunos, foi solicitada a leitura do livro didático e resolução de questões.
O referido material pode ser revisitado, ::: AQUI :::.
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
ORGANIZAÇÃO DA 1ª MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS, DA ESCOLA!
Nesta aula, os alunos participaram da organização dos tempos e espaços da "1ª Mostra Interna de Trabalhos (MIT)", da escola: colagem de cartazes, "banners", elaboração de circuito de trabalhos conforme a temática.
Em virtude disso, a turma 71 ficou atrasada em relação à turma 72.
Então, o professor sugere fortemente que os alunos da 71 leiam, ::: AQUI :::, o que foi visto na última aula da turma 72, para se inteirarem sobre do conteúdo, e, assim, mais rapidamente alçarem o mesmo na semana seguinte.
sexta-feira, 5 de agosto de 2022
AVALIAÇÃO PÓS-RECESSO!
Nesta aula, nos momentos iniciais, o professor fez uma fala retomando alguns aspectos da primeira aula do Ano Letivo; aula na qual o professor fez uma fala no sentido de instigar os alunos a estudarem com amor.
Em seguida, o professor passou à avaliação das tarefas solicitadas para o período de recesso.
O resultado disso, pode ser visto, ::: AQUI :::.
sexta-feira, 15 de julho de 2022
AVALIAÇÃO PARCIAL DO TRIMESTRE!
Nesta aula, o professor procedeu a avaliação parcial do 2º trimestre, bem como, orientou os alunos a respeito das atividades a serem feitas no período de recesso.
sexta-feira, 8 de julho de 2022
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL
O professor retomou os elementos principais do estudo da aula passada, explicando a relatividade do tamanho do PIB do Brasil frente a outros países, bem como, a relatividade desde "gigantismo" econômico.
Em seguida, o professor distribuiu folhas de papel que continham textos didáticos sobre a Distribuição de Renda, no Brasil.
O texto pode ser revisitado, ::: AQUI :::!
O professor leu parte do texto - o início "Texto Complementar" - com os alunos, explicando, aprofundando e retirando dúvidas. O restante, da tarefa, leitura do texto, bem como, resolução das perguntas, os estudantes deverão concluir em casa e trazerem pronto para o dia 15 de jul..
sexta-feira, 10 de junho de 2022
PIB, PNB E RENDA "PER CAPITA"
Em seguida, os alunos receberam "04" ("quatro") folhas contendo textos e quadros didáticos (retirados de VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p27) relativos ao conteúdo.
O texto pode ser revistado, :::AQUI:::.
Os alunos deveriam ler e responder as perguntas nele contidas.
terça-feira, 31 de maio de 2022
SOBRE O 1º TRIMESTRE!
Prezados estudantes,
ao longo do primeiro trimestre o professor não fez nenhuma postagem aqui... Isso será feito doravante, ao longo do 2º TRIMESTRE. Então, se algum de vocês quiser retomar o que foi visto ao longo do 1º TRIMESTRE, temos duas opções:
- acessar o site da turma, ::: AQUI :::, e consultar a lista dos "Conteúdos Programáticos" respectivos.
16ª AULA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA REGIÃO SUDESTE!
Nesta aula, após uma conversa do professor com a turma, no sentido de organizá-los (ver ilustração abaixo (Figura 1)) para a sequnência de...
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Este foi um dia extremamente chuvoso, me Porto Alegre. Em virtude disso, inúmeras faltas ocorreram. Então, em nível de recomposição das aula...
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Nesta aula, professor retomou a aula anterior, e, através de aula expositiva dialogada, passou a refletir, com os alunos, sobre a pergunta ...
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Aula expositiva dialogada sobre PIB e Renda per capita . Foram abordados os conceitos e as noções, de: > Balança Comercial - as exportaç...