terça-feira, 6 de agosto de 2024

16ª AULA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA REGIÃO SUDESTE!

Nesta aula, após uma conversa do professor com a turma, no sentido de organizá-los (ver ilustração abaixo (Figura 1)) para a sequnência de estudos, o professor orientou o estudo introdutório da Região Sudeste!

Aspecto dos registros feitos com relação às temáticas da aula!

Estudantes da turma 71 realizando seus estudos a respeito da Região Sudeste! (1 de 4)


Estudantes da turma 71 realizando seus estudos a respeito da Região Sudeste! (2 de 4)

Estudantes da turma 71 realizando seus estudos a respeito da Região Sudeste! (3 de 4)



Estudantes da turma 71 realizando seus estudos a respeito da Região Sudeste! (4 de 4)


terça-feira, 16 de julho de 2024

15ª AULA: REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE!

Breve aula expositiva dialogada a respeito da Região Nordeste do Brasil, segundo a classificação do IBGE.

Em seguida, os alunos receberam uma folha de papel com um mapa mudo da referida região, para que pudessem escrever, sobre ele, a toponímia, bem como, para que pudessem responder algumas perguntas nela contidas.

terça-feira, 9 de julho de 2024

14ª AULA: REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL!

Aula expositiva dialogada a respeito da regionalização do Brasil. Foi explicada a regionalização, segundo o IBGE, e, também, segundo os Geoeconômicas ou Complexos Regionais

terça-feira, 2 de julho de 2024

13ª AULA: CORREÇÃO DA PROVA!

Nesta aula, procedeu-se à correção, retirada de dúvidas e aprofundamentos relativos à avaliação sem consulta.

terça-feira, 18 de junho de 2024

12ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, os alunos resolveram a Avaliação sem Consulta.



terça-feira, 11 de junho de 2024

11ª AULA: PEA, PEI E SETORES ECONÔMICOS!

Nesta aula, o professor fez uma brevíssima retomada dos conteúdos vistos anteriormente.

Em seguida, por meio de aula expositiva dialogada, explicou os conceitos de População Economicamente Ativa (PEA), População Economicamente Inativa e os Setores Econômicos (PEI) e Setores Econômicos (Setor Primário, Setor Secundário, Setor Terciário e Setor Quaternário.

Para auxiliar o estudo dos alunos, o professor distribuiu uma apostila, que pode ser revista, :::AQUI:::.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!

Após a última aula, dia 30 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.

O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.

Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.

Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.

Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?

Bombeiros atuam no resgate de moradores que deixam suas casas, na avenida Borges de Medeiros, em Porto AlegreFoto: Donaldo Hadlich/Código 19/Folhapress
Fonte: Disponível em: <https://www.otempo.com.br/brasil/2024/5/8/qual-e-a-relacao-das-mudancas-climaticas-com-o-desastre-no-rio-g>. Acesso em 03 de jun., 2024.

 

terça-feira, 30 de abril de 2024

9ª AULA: BRASIL: DA COROA (TERRITÓRIO ULTRAMARINO DE PORTUGAL), PASSANDO PELO IMPÉRIO ATÉ A REPÚBLICA!

Este foi um dia extremamente chuvoso, me Porto Alegre. Em virtude disso, inúmeras faltas ocorreram. Então, em nível de recomposição das aulas expositivas dialogadas, o professor passou algumas questões no quadro, que foram solucionadas com base na leitura do livro didático, as páginas 18 a 25.

O livro didático pode ser acessado na barra lateral deste blog ou ::: AQUI :::!

A fotografia com o aspecto daquilo que foi solicitado pode ser observada, abaixo:

Aspecto das questões propostas para esta aula.


terça-feira, 23 de abril de 2024

8ª AULA: BRASIL (SITUAÇÃO (LOCALIZAÇÃO RELATIVA), EXTENSÃO DAS FRONTEIRAS, EXTENSÃO DO LITORAL, PONTOS EXTREMOS, E DISTÂNCIAS)!

Nesta aula, os alunos receberam uma folha de papel, tamanho A4, contendo um mapa do território brasileiro. No mapa, elementos da extensão das fronteiras nacionais, extensão litorânea, bem como, pontos extremos e distâncias do território nacional.

Os alunos anotaram, diretamente sobre o mapa (propositalmente "mudo", em algumas áreas), muitos detalhes, que foram evidenciados e mostrados pelo professor à frente da turma - utilizando-se, para isso, da lousa e de um mapa do Brasil.

Feito isso, os alunos elaboraram um texto, situando o Brasil por escrito; dando a localização relativa de nosso país.

A tarefa consistia em usar, mentalmente, a Rosa dos Ventos para informar, textualmente, os Pontos Cardeais e Colaterais.

terça-feira, 16 de abril de 2024

8ª AULA: CONCLUSÃO DA CORREÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM CONSULTA (SONDAGEM)!

Nesta aula, os alunos trabalharam na conclusão da correção das avaliações sem consulta, as Sondagens, respondidas no dia 26 de mar. e que tiveram o início de sua correção, em 09 de abr..

Abaixo, o aspectos do quadro da aula podem ser revistos:

Aspecto do quadro da aula.

Sondagem, também, pode ser revisitada, abaixo:

Sondagem (Parte 1 de 3)!

Sondagem (Parte 2 de 3)!

Sondagem (Parte 3 de 3)!

Em seguida, podem ser observados aspectos dos cadernos dos alunos, já contendo as correções e aprofundamentos feitos:


Aspecto dos cadernos dos estudantes (1 de 3)!

Aspecto dos cadernos dos estudantes (2 de 3)!


Aspecto dos cadernos dos estudantes (3 de 3); aluno MIGUEL GIOVANE GONÇALVES LOIOLA!

terça-feira, 9 de abril de 2024

7ª AULA: INÍCIO DA CORREÇÃO DA *SONDAGEM*!

Nesta aula, o professor devolveu as Sondagens, solucionadas em 26 de mar., devidamente corrigidas, e, no quadro magnético, fez a correção geral, aprofundando os temas.

Aspecto do quadro da aula (parte 1 de 2)!

Aspecto do quadro da aula (parte 2 de 2)!



A correção da Sondagem será finalizada no momentos iniciais da próxima aula, dia 16 de abr..

terça-feira, 2 de abril de 2024

6ª AULA: OS CONCEITOS DE FRONTEIRA E LIMITE!

Nesta aula, nos momentos iniciais, o professor retomou alguns aspectos da aula anterior, aula do dia 19 de mar..

Em seguida, através de aula expositiva dialogada, bem como, valendo-se de um "bloco-diagrama" desenhado no quadro, o professor explicou os conceitos de limite e fronteira.

Aspecto do quadro da aula deste dia!

Feito isso, o professor passou a explicar as relações territoriais que estão envolvidas em "reservas" destinadas aos povos originários, bem como, a dos quilombos, destinadas aos povos pretos, afro-brasileiros.


terça-feira, 26 de março de 2024

5ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA EM NÍVEL DE SONDAGEM!

Nesta aula, em nível de Sondagem, os alunos responderam a vinte e seis questões que buscavam avalar os conhecimentos apreendidos e (re)construídos ao longo do 6º ano.

Aspecto dos estudantes respondendo à Sondagem.

terça-feira, 19 de março de 2024

4ª AULA: CONCEITO DE ESTADO!

Aula expositiva dialogada sobre a "Organização do Território Brasileiro" (introdução) bem como, explicação sobre o conceito de Estado, país, Estado-nação. Aspecto do quadro da aula!

Aspecto do quadro da aula!


terça-feira, 5 de março de 2024

3ª AULA: ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO SOBRE AS *IDEIAS-FORÇA*!

Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor concluiu, juntamente com os alunos, os entendimentos acerca das *Ideias-Força*. Fez isso, utilizando-se de exemplos concretos, da vida cotidiana.

Aspecto dos estudantes escrevendo!
Em seguida, os alunos foram orientados a elaborarem uma redação, tomando, por base, as mesmas *ideias*, acima citadas, respondendo, também, agora, de uma nova forma, à pergunta: "eu estudo por quê?".

O presente autor insiste que é muito interessante retomar e recompor o que foi visto em aula, ::: aqui :::.





terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (CONCLUSÃO)!

Nesta aula, o professor concluiu as explicações referentes às Ideias-Força que servirão de inspirações para o presente Ano Letivo.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

1ª AULA: REGRAMENTOS PARA ALUNOS E IDEIAS-FORÇA!

Nesta aula, o professor conversou com os alunos a respeito do "Regramentos para alunos", elaborados pela própria escola.

Em seguida, passou à apresentação das Ideias-Força que servirão de noções fortes para 2024. As Ideias-Força são reflexões profundas que servirão de inspiração para a vida estudantil dos alunos.

Nesta aula, foi apresentada a primeira, das quatro Ideias-Força, a saber:

"O conhecimento é a única coisa que não nos pode ser tirado", retirada do livro "O Conde de Monte Cristo", do escritor francês Alexandre Dumas (1805-1870).

Para ir além, retomar recompor, (re)ler "o estudo como maior riqueza".

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

INICIO DO ANO LETIVO!

 A VOLTA ÀS AULAS SE DEU EM 19 DE MAR., DE 2024!