O professor trouxe os dados de uma pesquisa que coloca o Brasil como a segunda população do mundo com menos noção da própria realidade (a pesquisa na íntegra está :::aqui:::) e fez os devidos comentários sobre questões envolvidas.
Nesse sentido, o professor alertou que a disciplina de Geografia pode ajudar, em muito, justamente nisso, que os estudantes sejam, cada vez mais cônscios da própria realidade, e isso de maneira crítica e transformadora.
Em seguida, o professor corrigiu, no quadro de giz, o "tema de casa", solicitado na última aula, retirando dúvidas, explicando e aprofundando o cálculo de escalas.
Feito isso, o professor, que é presidente do Conselho Escolar da E.M.E.F. Porto Novo, e que, em virtude disso, teve de sair para fazer um "serviço de banco" (retirar "talões de cheque" para compra de materiais para a escola), deixou a seguinte atividade:
Em seguida, o professor corrigiu, no quadro de giz, o "tema de casa", solicitado na última aula, retirando dúvidas, explicando e aprofundando o cálculo de escalas.
Feito isso, o professor, que é presidente do Conselho Escolar da E.M.E.F. Porto Novo, e que, em virtude disso, teve de sair para fazer um "serviço de banco" (retirar "talões de cheque" para compra de materiais para a escola), deixou a seguinte atividade:
Ler as páginas 10 a 19 do livro didático (ver imagens abaixo) e responder o que se pede (a questão está logo abaixo):
(Fonte: FURQUIM JÚNIOR, Laércio. Geografia Cidadã, 7º ano. São Paulo: AJS, 2015, p. 10-19)
Como foi o processo que culminou na formação do território brasileiro?
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