Um leitor mais atento, perceberá que, na "sexta aula", foi instruído um conceito, por assim dizer, clássico de o que é Estado: com os seguintes elementos:
- povo
- território
- soberania
Em seguida, na "sétima aula", foi esmiuçado o elemento povo daquele deste conceito, bem como, na "oitava aula", buscou concluir isso.
Na presente aula, salientou-se o elemento território do conceito.
Foi instruído que o território não é somente o terreno, o sítio em si. Mas, que território pode ser, também, inclusive, ampliado, por assim dizer, quando de uma intervenção militar, por exemplo.
Neste ponto, o professor aproveitou para se utilizar, como exemplo, do caso da Síria, que é bastante hodierno.
De uma maneira, por assim dizer, também bastante clássica, o professor explicou o que é fronteira e o que é limite. Fez isso por intermédio de um desenho, no quadro de giz, no qual se podia observar um homem e uma mulher separados por um rio. Utilizando-se do desenho, o professor explicou que ambos (homem e mulher) podiam se ver (pois estavam na fronteira), mas, se quisessem se encontrar, teriam de cruzar o rio (o limite).
Disse decorreu a conceituação de que fronteira é a faixa de influência, enquanto que limite é a linha propriamente dita.
Feito isso, o professor ainda instruiu a respeito dos limites naturais e artificias.
foi passado "tema de casa", assim:
1) O que é território, afinal?
2) Diferencie limite de fronteira.
3) O que o poder tem a ver com o território?
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 17 de abril de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6ª AULA: DOMÍNIO TERRITORIAL E DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA BRASILEIRA!
Nesta aula, de posse do livro didático, em atividade de leitura individual, os alunos estudaram, bem como, responderam a perguntas que dirig...
-
Nesta aula, professor retomou a aula anterior, e, através de aula expositiva dialogada, passou a refletir, com os alunos, sobre a pergunta ...
-
O professor concluiu a explicação a respeito de o que é uma República , e, em seguida, a respectiva explicação acerca de o que é uma Federaç...
-
Nesta aula, os alunos receberam uma tarefa sobre a qual deveriam trabalhar sozinhos, a saber: Com base nas páginas 115, em diante, de nosso ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário