O professor retomou a aula passada perguntando para a turma os principais aspectos dos conceitos de Artesanato e Manufatura.
Em seguida, em uma aula praticamente dividida em três momentos, a saber:
1) passou a explicar, através de aula expositiva dialogada, as diferenças entre técnica e tecnologia, fazendo uma esquematização no quadro magnético que representava as etapas, desde o artesanato, até chegar na Indústria Moderna. Fez isso para que, na sequência, pudesse explicar a:
2) Revolução Industrial. A respeito disso, foi visto o seguinte:
- a Revolução Industrial não foi uma revolução, mas sim, uma "revolução", pois, os donos continuaram a serem donos, enquanto os assalariados, continuaram a serem assalariados.
- Onde foi? Na Alemanha e Inglaterra
- Quando foi? Em 1750 (século XVIII)
- Como foi? Com o advento da Máquina a vapor, o trem "Maria Fumaça"
- Qual a Fonte de Energia? O carvão mineral
3) Concluindo a aula, o professor explicou como é classificada a Indústria Moderna:
- Indústria de Transformação: aquela que transforma a matéria prima em bens (nos diversos tipos de bens: ver aspecto do quadro magnético, nas fotografias, abaixo)
- Indústria Extrativa (ou Extrativista): aquela que extrai, de modo pesado, por exemplo, minério de ferro de enormes jazidas
- Indústria de Construção: a Indústria de Construção, como o nome também já indica, é aquela responsável por construir. Construir instalações de grande porte, tais como, portos, rodoviárias, estações ferroviárias, pontes e estradas. Essa indústria pode ser subdividida, em:
- Indústria de Construção Naval: fabricação de navios
- Indústria de Construção Civil: construção de prédios e casas
- Indústria de Construção Pesada: construção de grandes túneis, pontes, aeroportos e portos
Nenhum comentário:
Postar um comentário