Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor apresentou o nome oficial do Brasil (República Federativa do Brasil), bem como, introduziu a explicação do primeiro dos três conceitos: a República.
Em seguida, houve a "hora da leitura", período em que os alunos recebem livros, e, em silêncio, perfazem a leitura dos mesmos.
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 29 de março de 2019
terça-feira, 26 de março de 2019
Fala do prof. sobre a greve, leis ("Legislativo (também Judiciário e Executivo)"), e, "O Aniversário de Porto Alegre" (4ª aula):
Nesta aula o professor fez uma fala no sentido de explicar o porquê de os servidores municipais de Porto Alegre estarem em grave. Falou sobre a lei proposta pelo executivo da cidade, votada e aprovada pelo legislativo do município, que altera o plano de carreira dos trabalhadores da capital gaúcha.
::: N.B.1: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::
Em seguida, utilizando-se deste exemplo e deste contexto, o professor, através de aula expositiva dialogada, explicou quais as funções do "legislativo", e, também, do "judiciário" e do "executivo", remontando este entendimento a Montesquieu (1689-1750), o seu livro "O Espírito e as Leis" e ao Absolutismo, fazendo a necessária comparação entre as vantagens e desvantagens entre os sistemas republicanos e monárquicos e como isso foi pensado e criticado pelo Iluminismo.
Foi desenhada no quadro de giz a "pirâmide social" tipica de uma nação absolutista (ver ilustração abaixo (Figura 1)) e o poder concentrado na mão de um rei que, sozinho, é o que legisla, julga e executa (ver ilustração abaixo (Figura 2)):
Concluído este assunto (::: N.B.2: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::), que certamente será retomado na sequência do ano letivo, o professor passou ao tema específico que havia sido planejado para a aula de hoje, qual seja: o do aniversário de Porto Alegre.
Assim, através de aula expositiva dialogada, foram vistos e explicados os seguintes elementos:
→ Por lei, o aniversário de Porto Alegre, é: 26 de março, sendo seu ano de "fundação", considerado o de 1772, levando em conta a chegada de 60 casais de açorianos. Em sendo assim, neste ano, 2019, Porto Alegre estaria comemorando 247 anos
→ Porém, há um elemento histórico que pode contestar a data acima: qual seja: a a Carta de Sesmaria expedida a Jerônimo Dorneles de Menezes e Vasconcelos, a 5 de novembro de 1740. Neste caso, Porto alegre seria mais antiga, comemorando só em novembro do presente ano (2019), seus 279 anos.
→ Existe, ainda, outra data histórica que poderia, muito bem, ser considerada como a data de aniversário da capital dos gaúchos, a saber: a que nos chega desde que os açorianos foram chamados de Santa Catarina, onde haviam se estabelecido, para, finalmente, tomar posse das terras mais ao sul, graças tratado firmado entre Portugal e Espanha, o "Tratado de Madri". E esse ano é o de 1750. No entanto, nesta época, eclodiram as chamadas "Guerras Guaraníticas" (1753-1756), tendo estes imigrantes ficado em algum lugar de localização controvertida na península que viria a ser Porto Alegre. Em sendo assim, Porto Alegre teria 269 anos.
→ Para concluir de modo provisório, o problema com a "versão oficial", a primeira apresentada, aqui, é o de que ela nos chegas desde o ano de 1940, quando o geógrafo, professor Dr. Tupi Caldas, apresentou, no "III Congresso Sul Riograndense de História e Geografia", um trabalho, no qual anexava um mapa com o insipiente traçado das ruas de Porto Alegre. O mapa seria de autoria do engenheiro militar Alexandre José Montanha, que teria sido elaborado no ano de 1772. Ocorre que o mapa apresentado por Caldas era uma cópia e o original nunca foi encontrado.
Tendo feita esta apresentação dialogada, o professor convidou os alunos a pensarem com a pergunta "como ou quando nasce uma cidade?".
O fechamento ficou para a próxima aula.
::: N.B.1: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::
Em seguida, utilizando-se deste exemplo e deste contexto, o professor, através de aula expositiva dialogada, explicou quais as funções do "legislativo", e, também, do "judiciário" e do "executivo", remontando este entendimento a Montesquieu (1689-1750), o seu livro "O Espírito e as Leis" e ao Absolutismo, fazendo a necessária comparação entre as vantagens e desvantagens entre os sistemas republicanos e monárquicos e como isso foi pensado e criticado pelo Iluminismo.
Foi desenhada no quadro de giz a "pirâmide social" tipica de uma nação absolutista (ver ilustração abaixo (Figura 1)) e o poder concentrado na mão de um rei que, sozinho, é o que legisla, julga e executa (ver ilustração abaixo (Figura 2)):
Figura 1: Exemplo típico de como se estruturava uma sociedade monárquica no passado, e.g., séc. XVI.
Figura 2: ilustração que procura mostrar que, se o chefe de Estado detém as três esperas de poderes, ele, então, é um rei ("ditador", "imperador", etc.).
Concluído este assunto (::: N.B.2: TUDO ISSO FOI FEITO SEM PROSELITISMO :::), que certamente será retomado na sequência do ano letivo, o professor passou ao tema específico que havia sido planejado para a aula de hoje, qual seja: o do aniversário de Porto Alegre.
Assim, através de aula expositiva dialogada, foram vistos e explicados os seguintes elementos:
→ Por lei, o aniversário de Porto Alegre, é: 26 de março, sendo seu ano de "fundação", considerado o de 1772, levando em conta a chegada de 60 casais de açorianos. Em sendo assim, neste ano, 2019, Porto Alegre estaria comemorando 247 anos
→ Porém, há um elemento histórico que pode contestar a data acima: qual seja: a a Carta de Sesmaria expedida a Jerônimo Dorneles de Menezes e Vasconcelos, a 5 de novembro de 1740. Neste caso, Porto alegre seria mais antiga, comemorando só em novembro do presente ano (2019), seus 279 anos.
→ Existe, ainda, outra data histórica que poderia, muito bem, ser considerada como a data de aniversário da capital dos gaúchos, a saber: a que nos chega desde que os açorianos foram chamados de Santa Catarina, onde haviam se estabelecido, para, finalmente, tomar posse das terras mais ao sul, graças tratado firmado entre Portugal e Espanha, o "Tratado de Madri". E esse ano é o de 1750. No entanto, nesta época, eclodiram as chamadas "Guerras Guaraníticas" (1753-1756), tendo estes imigrantes ficado em algum lugar de localização controvertida na península que viria a ser Porto Alegre. Em sendo assim, Porto Alegre teria 269 anos.
→ Para concluir de modo provisório, o problema com a "versão oficial", a primeira apresentada, aqui, é o de que ela nos chegas desde o ano de 1940, quando o geógrafo, professor Dr. Tupi Caldas, apresentou, no "III Congresso Sul Riograndense de História e Geografia", um trabalho, no qual anexava um mapa com o insipiente traçado das ruas de Porto Alegre. O mapa seria de autoria do engenheiro militar Alexandre José Montanha, que teria sido elaborado no ano de 1772. Ocorre que o mapa apresentado por Caldas era uma cópia e o original nunca foi encontrado.
Tendo feita esta apresentação dialogada, o professor convidou os alunos a pensarem com a pergunta "como ou quando nasce uma cidade?".
O fechamento ficou para a próxima aula.
sexta-feira, 22 de março de 2019
O Sentido do Estudar: parte 3 (3ª aula)):
Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor concluiu, como fez em anos anteriores, as reflexões sobre a importância do estudar.
De tema de casa, o professor solicitou que os estudantes "invertessem" a pergunta "o que eu quero da vida?".
De tema de casa, o professor solicitou que os estudantes "invertessem" a pergunta "o que eu quero da vida?".
terça-feira, 19 de março de 2019
O Sentido do Estudar: parte 2 (2ª aula)):
O professor retomou a primeira aula e solicitou para que cada aluno lesse seu texto para o grande grupo, para que se pudesse apreciar como ele tinha imaginado o futuro da personalidade oculta.
Feito isso, após os que "adotaram", por assim dizer, a "personalidade 1" terem lido seus textos, o professor a revelou: era Joaquim Barbosa. Isso foi feito de igual modo para as demais personalidade, 2, 3 e 4, que eram, respectivamente: Daiane dos Santos, Gisele Bündchen e Alok.
Feito isso, iniciou-se uma conversa a respeito do estudo e do conhecimento necessários à carreira de cada uma destas personalidades, bem como, a questão do ser "bem sucedido" ou não.
Feito isso, o professor apresentou a ideia contida no livro "Escritos sobre educação", de Nietzsche, a saber: "as pessoas deveriam estudar para elas mesmas e não para [outrem, Mercado ou Estado]..."...
sexta-feira, 15 de março de 2019
O Sentido do Estudar: parte 1 (1ª aula)):
Nesta primeira aula o professor se apresentou, combinou como quer que os estudantes tenham seus cadernos, as formas que utilizará para avaliar, as normas de convivência e as de disciplina.
Em seguida, conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, contudo sem revelá-las.
Com base na breve apresentação, individualmente, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória da mesma. Ou seja, deveriam inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo do caminho dela, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.
O professor deu o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos e os orientou.
Os alunos concluíram a tarefa.
O restante da dinâmica será desenvolvido na próxima aula, dia 18, segunda-feira.
Em seguida, conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, contudo sem revelá-las.
Com base na breve apresentação, individualmente, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória da mesma. Ou seja, deveriam inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo do caminho dela, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.
O professor deu o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos e os orientou.
Os alunos concluíram a tarefa.
O restante da dinâmica será desenvolvido na próxima aula, dia 18, segunda-feira.
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