VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
Nesta aula, o professor, com o uso dos Chromebooks, cada aluno com o seu, introduziu os estudantes no Spaces do/ no Gmail e no Classroom!!!
Estes espaços virtuais, além do presente blog, serão, doravante, mais constantemente usados para os estudos!!!
Aspecto do Spaces das turmas no Gmail. |
Aspecto do Classroom das turmas. |
O professor retomou a aula anterior e ministrou aula expositiva dialogada sobre o chamado princípio Uti Possidetis, ou seja, a forma como o território brasileiro foi ainda mais alargado graças ao "cheguei antes, a terra é minha", bem como, as consequências disso até mesmo nos latifúndios atuais.
A aula seguiu com a explicação do movimento literário do romantismo e da construção da nação brasileira.
Foi instruído sobre José de Alencar (1829-1877), sobre Carlos Gomes (1836-1896), e os respectivas romance e Ópera de "O Guarani".
Para aprofundar as noções trabalhadas em aula e até mesmo fazer alguma recomposição do conteúdo, aconselha-se que aluno assista o vídeo abaixo:
Pelas mesmas razões acima aludidas, aprofundar e recompor, aconselha-se que, também, o aluno assista a Ópera abaixo:
Nesta aula, após uma conversa do professor com a turma, no sentido de organizá-los (ver ilustração abaixo (Figura 1)) para a sequnência de...