INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
ATIVIDADE DA 26ª SEMANA: de 30 de ago. a 03 de set.:
APÓS TER LIDO O TEXTO ACIMA E OBSERVADO AS OLUSTRAÇÕES, RESPONDA:
1) No Brasil, o desemprego vem aumentando ou diminuindo? Como isso pode ser observado?
2) No Brasil, qual é a principal consequência do desemprego?
3) Afinal de contas o que é o Setor Informal?
4) O que é o INSS e qual o seu objetivo?
5) O que é a terceirização?
6) Pesquise…: com nome semelhante ao da pergunta anterior, o que é a terciarização?
7) Os brasileiros pagam muitos ou poucos impostos? Para que servem os impostos, e, no caso do Brasil, eles são revertidos em sua função original? Explique.
8) No mundo do trabalho e em termos de Brasil, o que tem ocorrido com trabalhadores mais velhos e mais jovens? Explique.
9) Segundo o texto, o que causa a expansão do Setor Informal?
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
ATIVIDADE DA 25ª SEMANA: de 23 a 27 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, BEM COMO OBSERVE O QUADRO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:
APÓS TER LIDO OS TEXTOS ACIMA E OBSERVADO O QUADRO, RESPONDA:
1) O que é a PEA?
2) O que é a PEI?
3) O que produz o Setor Primário?
4) O que produz o Setor Secundário?
5) O que produz o Setor Terciário?
6) Pesquise…: há um Setor Quaternário? O que ele produz?
7) O que a análise atenta do quadro permite-nos dizer?
8) Em nível de Brasil, qual dos Setores Econômicos e o que mais cresce? Por quê?
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
ATIVIDADE DA 24ª SEMANA: de 16 a 20 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:
COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:
1) Afinal de contas, por que a população brasileira cresceu tanto nas últimas décadas as taxas de mortalidade diminuíram no país?
2) Por que o texto afirma que houve uma mudança nas principais causas de morte ao longo do tempo?
3) O índice médio da taxa de mortalidade expressa a realidade brasileira? Sim ou não? Por quê?
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
ATIVIDADE DA 23ª SEMANA: de 09 a 13 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:
COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:
1) Como é a classificação que divide a população segundo uma estrutura etária?
2) Qual é, no Brasil, a “maioridade penal”? E com quantos anos já é possível votar em nosso país? O que você pensa a respeito disso?
3) O que acaba acontecendo com a estrutura etária de uma nação que apresenta, após várias décadas, baixos índices de natalidade e mortalidade?
4) Quando um país pode ser considerado “jovem”?
5) Por que o texto afirma que o “Brasil tem vivido o seu processo de transição demográfica”? O que o gráfico (“Brasil: distribuição percentual da população brasileira por grupos de idade (1980-2040)”) ajuda a perceber?
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
ATIVIDADE DA 22ª SEMANA: de 02 a 06 de ago. (VOLTA DO RECESSO!):
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE:
COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ACIMA, RESPONDA:
1) Afinal de contas, por que a população brasileira cresceu tanto nas últimas décadas as taxas de mortalidade diminuíram no país?
2) Por que o texto afirma que houve uma mudança nas principais causas de morte ao longo do tempo?
3) O índice médio da taxa de mortalidade expressa a realidade brasileira? Sim ou não? Por quê?
domingo, 1 de agosto de 2021
FIM DO RECESSO ESCOLAR!
Hoje, dia 02 de ago., é o último dia de recesso escolar. Amanhã, segunda-feira, dia 02 de ago., voltam as aula!
Assinar:
Postagens (Atom)
16ª AULA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA REGIÃO SUDESTE!
Nesta aula, após uma conversa do professor com a turma, no sentido de organizá-los (ver ilustração abaixo (Figura 1)) para a sequnência de...
-
Este foi um dia extremamente chuvoso, me Porto Alegre. Em virtude disso, inúmeras faltas ocorreram. Então, em nível de recomposição das aula...
-
Nesta aula, professor retomou a aula anterior, e, através de aula expositiva dialogada, passou a refletir, com os alunos, sobre a pergunta ...
-
Aula expositiva dialogada sobre PIB e Renda per capita . Foram abordados os conceitos e as noções, de: > Balança Comercial - as exportaç...