quinta-feira, 22 de março de 2018

Terceira aula!

Tão logo o professor efetuou a chamada, passou, de classe em classe, verificando quem tinha feito o "tema de casa" ou não. Os que haviam realizado a atividade, ganharam um carimbo azul no caderno; os que não, um carimbo vermelho.

Rapidamente, o professor retomou a aula anterior, solicitando que os alunos lessem as frases que mais chamaram a atenção das produções textuais.

Feito isso, o professor passou à sondagem, que foi feita através de perguntas "abertas" (feitas para a turma, para ver quem se habilitava a responder) e "fechadas" (feitas para os alunos, pontualmente).

As perguntas foram as seguintes:   

1) Quais as explicações para a formação do Universo?
2) Em termos de Geografia Cultural, qual é a importância para a explicação religiosa para a criação do Universo?
3) Em termos de Geografia Cultural, qual é a importância para a explicação científica para a criação do Universo?
4) Qual a teoria científica mais aceita para a formação do Universo?
5) Explique a Teoria do Big Bang.
6) Quais as evidências que corroboram a Teoria do Big Bang?
7) O que é a radiação de fundo (o "eco" do Big Bang)?
8) O que é o efeito doppler (a "fuga para o vermelho")?
9) Qual é o conceito de Universo?
10) Qual é o conceito de Galáxia?
11) Qual é o conceito de Sistema Solar?
12) Qual é a posição da Terra no Cosmos?
13) O que é Cartografia?
14) O que é um mapa?
15) Quais são os elementos de um mapa?
16) O que escala (conceito de)?
17) Quais são os elementos de uma escala?
18) O que é numerados e denominador quando estamos falando de escala
19) Como se lê e/ ou se escreve por extenso uma escala?
20) O que é uma escala grande e o que é uma escala pequena?
21) Como se calcula uma Distância Real, com base em uma distância no mapa e na Escala?

Foi proposto, como "tema de casa", o seguinte problema:

Quantos quilômetros distam duas cidade, "A" e "B" que, num mapa de Escala 1:20.000, estão distantes 2 centímetros?

A tarefa será verificada; se realizada ou não, bem como, corrigida na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

16ª AULA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA REGIÃO SUDESTE!

Nesta aula, após uma conversa do professor com a turma, no sentido de  organizá-los  (ver ilustração abaixo (Figura 1)) para a sequnência de...